Bahiana | Central de Inscrições

Cultura da paz e práticas meditativas - Caminhos para o desenvolvimento pessoal e transformação social

Sobre o curso

O Curso de sensibilização: cultura da paz e práticas meditativas - Caminhos para o desenvolvimento pessoal e transformação social, incentiva a reflexão sobre a importância da harmonia e da cooperação em meio à crescente polarização e conflituosidade da sociedade atual. As práticas meditativas, por sua vez, oferecem técnicas para cultivar a serenidade mental, a empatia e a compaixão, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e a construção de relações mais saudáveis e solidárias.

Além disso, aborda questões fundamentais para o momento presente, como a busca por significado e propósito, a necessidade de conexão autêntica com os outros e o enfrentamento do medo e da desconfiança que permeiam nossa era de incertezas.

Este curso é uma parceria da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública com a Palas Athena e tem por objetivo promover reflexões:
  • Sobre a vida no planeta, sobre  a capacidade  humana de poder de criar, transformar, simbolizar e buscar significados – somos produtores de Cultura.
  • Reconhecer como as visões de mundo geradas pelas culturas modelam nossa percepção de realidade, mas podemos contestar essa modelagem graças à capacidade da consciência;
  • Aprender sobre a como a autopercepção, a familiaridade com nossas sensações, pensamentos, sentimentos, imaginação, desenham caminhos de entrevisão e autoeducação.
  • Aprender sobre as tecnologias de convivência e o senso de comunidade estão provocando inclusão e legitimação de minorias culturais, étnicas, religiosas, de gênero e opção sexual cujas vozes foram silenciadas durante séculos, tornando invisível um tesouro de conhecimentos e experiências que começam a vicejar.

Profa Lia Diskin -
Formada em Jornalismo, com especialização em Crítica Literária, pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernadez, de Buenos Aires. Recebeu Medalha da associação cultural Internacional Gibran (ACIGI) por “Acrescentar ao Progresso do Ocidente a Sabedoria do Oriente” (1986). Confundadora e Coordenadora da Palas Athena. Criadora de dezenas de programas culturais e socioeducativos. Coordenadora do Comitê Paulista para a Década de Paz – um programa da UNESCO. Escritora e conferencista internacional.

Datas do curso
De 27/03 a 15/05/2024.

Carga-Horária
12 horas.

Perfil do Aluno
Gestores, coordenadores de curso, professores e colaboradores da Bahiana.

Plataforma Zoom Meeting.

Telepresencial | Aulas online ao vivo

Diferenciais

• Implementar a Cultura de Paz como compromisso pessoal, como instrumento de transformação social e fortalecimento da cidadania democrática.
  • Difundir as práticas meditativas como caminho para ampliar a consciência individual, a intravisão, a auto percepção e o desenvolvimento de qualidades humanas fundamentais.
  • Promover uma reflexão individual e coletiva sobre como contribuir para desenvolver a cultura da paz.

6 encontros.

Horários
As aulas serão realizadas no formato online ao vivo, pela plataforma ZOOM, semanalmente as quartas-feiras, das 19h às 21h.

Conteúdo Programático e Corpo Docente
Clique aqui para acessar a programação detalhada do curso e conhecer o corpo docente.

Inscrição gratuita.

Acesse o regulamento e realize sua inscrição.

Posso ajudar?

E-mail: extensao@bahiana.edu.br
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h | Sábado: das 8h às 11h30.