Programa em Educação Continuada - PEC

Atenção: A inscrição para participação é gratuita, caso seja aprovado haverá a cobrança de uma taxa semestral

O mundo de trabalho atual exige uma continuidade do processo de qualificação profissional, especialmente para os iniciantes neste mercado.  Na assistência a pessoas, é especialmente importante o processo de educação permanente em serviço e, de forma complementar, participando de atividades teórico-práticas relacionadas à formação principal.

Buscando favorecer o ingresso de ex-alunos no mercado de trabalho a Bahiana, por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão, promove o PEC - Programa em Educação Continuada, um programa que possibilita o aprimoramento do profissional recém-formado, através de atividades práticas e assistenciais, desenvolvidas no serviço de saúde (Bahiana Saúde/Odonto).

OBJETIVOS
  • Oportunizar o desenvolvimento de competências profissionais adicionais em áreas de interesse, exclusivamente egressos e ex-alunos da Bahiana.
  • Preparar profissionais para a continuidade de sua formação acadêmica, tanto na assistência quanto na pesquisa.
  • Aprimorar a formação profissional para a atender às necessidades de atenção à saúde dos indivíduos e comunidades, baseada nos pressupostos do SUS.
  • Acompanhar o graduando nas atividades teórico-práticas de cuidado ao usuário no Bahiana Saúde, supervisionado pelo docente responsável pelo ambulatório em atividade.
  • Realizar cuidado ao usuário no Bahiana Saúde, complementar ao serviço prestado pelo graduando, supervisionado pelo docente responsável pelo ambulatório em atividade.
  • Instrumentalizar para a prática docente.
  • Integrar ações de ensino de graduação, pesquisa e extensão.
PÚBLICO-ALVO: Profissionais egressos da Bahiana.

Nota: O ingresso de aluno de outra IES pública ou privada, poderá ser solicitado, por meio de requerimento online ou diretamente com a coordenação do curso de graduação vinculado ao PEC.

PERÍODO: Semestral, atendendo ao período letivo institucional.

CARGA HORÁRIA

Área Carga Horária
Mínima
Máxima
PEC Odontologia 72 horas 90 horas
PEC Psicologia 40 horas N/A
PEC Clínica de Psicologia 40 horas  N/A
PEC Fisioterapia N/A 180 horas
PEC Biomedicina N/A 72 horas

Observação: O regime de carga horária será definido pelo docente orientador, em função das necessidades ambulatoriais.

Tipo de PEC Discente Egresso
PEC Odontologia R$ 400,00
PEC Psicologia R$ 200,00
PEC Clínica de Psicologia R$ 200,00
PEC Fisioterapia R$ 400,00
PEC Biomedicina R$ 400,00

Observação: O valor poderá ser parcelado em até 6 vezes no cartão de crédito ou pago em 1 única parcela no boleto bancário.

COMO SE INSCREVER

1. As solicitações de participação no PEC deverão ser realizadas por meio de formulário de requerimento (on-line).
2. Após inscrição o aluno receberá orientações para pagamento da taxa de inscrição no programa.

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
  • O aluno poderá participar do programa por 12 meses. A duração da participação no Programa de Educação Continuada (PEC) não poderá exceder o período de 02 anos.
  • A matrícula no programa deverá ser semestral.
  • O PEC se destina exclusivamente, a alunos egressos da Bahiana.
  • O custo do material de insumos utilizados pelos alunos do PEC atividades acadêmicas práticas no Bahiana Saúde serão responsabilidade do PEC.
  • Todos os alunos do PEC deverão cumprir os regulamentos e as normas de biossegurança definidas pelo Bahiana Saúde.
  • Não será permitido que os alunos PEC desenvolvam atividades acadêmicas práticas no Centro Odontológico e/ou Centro Médico/Cirúrgico no período de férias do (a) supervisor(a) ou sem o acompanhamento.
  • Semestralmente deverá ser enviado relatório avaliativo das atividades realizados no PEC pelo aluno, com parecer do psicólogo supervisor.