Sequenciamento NGS pela tecnologia de nanoporos (MinION) – Teoria e prática - Turma 2

2 x de R$ 202,50ou R$ 405,00

O sequenciador portátil MinION (ONT®) tem revolucionado o campo de sequenciamento de DNA e RNA pela sua portabilidade e capacidade de geração de longas sequências. Cada flow cell pode gerar de 10 a 30 Gb de dados de sequência de DNA. O MinION gera dados em tempo real permitindo que a análise possa ser realizada durante o experimento e os fluxos de trabalho sejam totalmente versáteis. Sua metodologia tem sido empregada em diversos ambientes como em regiões de montanhas, no Ártico, em cavernas e até mesmo em aeronaves espaciais. Neste curso, será empregada a metodologia utilizada pela equipe de profissionais que introduziu a metodologia no Brasil e conta com mais de 6 anos de experiência no uso das plataformas da Oxford Nanopore Technologies, como o MinION, GridIon e PromethION. Será abordado todo o workflow para geração de genomas completos, desde o desenho do esquema de primers à geração de sequências consensus.

Coordenação: Jaqueline Goes de Jesus

Data de início
22/05/2024

16 horas.

Estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da saúde e pesquisadores.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Campus Brotas.

Presencial.

• Utilização do MinION portátil, gerando longas sequências e obtendo resultados rápidos de sequenciamento.
  • Workflow completo para geração de genomas, desde o desenho do esquema de primers à geração de sequências consensus.
  • Curso teórico-prático sobre as técnicas mais modernas de sequenciamento genômico.
  • Coordenado por profissionais que foram responsáveis por grandes atividades, como o mapeamento dos primeiros genomas do novo coronavírus no Brasil, feito por Jaqueline, o projeto envolvendo quimioterapia antiparasitária (IGM/FIOCRUZ – BA), desenvolvido por Jéssica e o Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CDDE), feito por Raissa Heloísa.

3 dias.

As aulas serão ministradas de forma presencial, das 8h às 18h.

Comunidade Externa 2 parcelas de R$ 225,00
Comunidade Bahiana 2 parcelas de R$ 202,50