Drogas: quem as consome e quem é consumido por elas?

2 x de R$ 150,00ou R$ 300,00
Drogas: quem as consome e quem é consumido por elas? Reflexões e intervenções psicossociais sobre o consumo de substâncias psicoativas.

O curso de extensão Drogas: quem as consome e quem é consumido por elas? se propõe a gerar reflexões e intervenções psicossociais sobre o consumo de substâncias psicoativas. Faz-se necessário repensar o tema e, para tanto, algumas questões precisam ser respondidas:
  • Sabemos sobre as estruturas de vida e dos hábitos dos usuários de drogas ou apenas ouvimos falar que as drogas fazem dos usuários zumbis socialmente perigosos?
  • Quem é a mulher usuária de drogas e como são as suas construções de vínculos?
  • O usuário pobre e o usuário rico usam as mesmas drogas e vivenciam os mesmos efeitos sociais?
  • Por que, muitas vezes, o usuário negro é visto como dependente ou traficante e o usuário branco, como usuário recreativo?
  • Estudantes e trabalhadores podem usar drogas sem comprometer suas produções ou todo usuário é improdutivo?
  • Como e onde se constrói a dependência química: na rua, na escola ou em casa? E com quem? É uma questão genética?
  • Da medicalização à maconha medicinal: cura ou crime?
  • Quais métodos terapêuticos produzem efeitos psicossociais mais positivos: demanda espontânea, internação compulsória, corresponsabilização singular entre cuidadores, usuários e familiares ou indução compulsória de procedimentos?
Questões como essas serão desenvolvidas no decorrer desse curso. Para isso, serão contextualizadas a realidade brasileira e mundial, interpretando os diferentes modos de usos e significados ao longo da história, com destaque para os diferentes ambientes sociais e culturas. Participe!

Coordenação e docência: Dr. Tom Valença – Ciências Sociais; Psicologia.

• Datas: 21/03, 28/03, 04/04, 11/04 e 18/04/2022.
  • Local:  Plataforma Virtual de Aprendizagem Bahiana.
  • Metodologia: encontros telepresenciais.
  • Horário: das 19h às 21h.
  • Vagas: 30
  • Período de inscrições: de 17/01 a 18/03/2022.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Os usos de drogas ao longo dos tempos: da Antiguidade Clássica à Cultura de Consumo;
  • A Saúde é uma questão política: a construção do “problema das drogas”;
  • Configurando as culturas das drogas: substâncias psicoativas, indivíduo e contexto sociocultural;
  • Estratégias de intervenções terapêuticas em uma cultura de consumo.
  • Certificação Digital da Bahiana.
  • Carga horária: 10 horas.
  • A emissão do certificado está condicionada ao cumprimento de 75% da carga horária do curso.
  • Público-alvo: profissionais e estudantes das áreas de saúde e de humanas, professores, usuários e familiares.
CATEGORIA DE INSCRIÇÃO INVESTIMENTO
Comunidade externa R$ 300,00 ou 2x de R$ 150,00
Comunidade da Bahiana R$ 250,00 ou 2x de R$ 125,00
    • On-line: disponível para pagamento da taxa de inscrição em cartão de crédito (Hiper, Visa, Master, Elo e American Express).
    • Parcelamento: o curso pode ser parcelado em até 2 vezes.
  • Horários e locais de atendimento:
  • Pró-Reitoria de Extensão – WhatsApp: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h – WhatsApp: (71) 99379-2444.

• A sua inscrição será validada após confirmação do pagamento pela operadora do cartão de crédito/débito.
  • Para solicitar o cancelamento da inscrição, é necessário realizar requerimento via e-mail para a Extensão. Para a devolução integral do valor da inscrição, o requerimento deve ser efetuado em até 7 dias após a efetivação do pedido. Após esse prazo, haverá devolução de até 50% do recurso, conforme tabela acima. Para mais informações sobre como cancelar a sua inscrição, ligue: (71) 99379-2444.
  • Certificado Digital de Participação/Conclusão será emitido com base nas informações cadastrais e enviado por e-mail. Caso o participante solicite a alteração no nome cadastrado no certificado, será cobrada uma taxa de 2.ª via de certificação.

Campus Cabula – Pavilhão 2 – 1.º Andar
WhatsApp: (71) 99379-2444