Fundamentos da Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico Adulto

O curso Fundamentos da Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico Adulto será ministrado pela professora e enfermeira intensivista Tássia Faustino, constituindo-se em uma imperdível oportunidade de aprimoramento e atualização acerca do cuidado de enfermagem ao paciente crítico, a partir das melhores evidências científicas disponíveis. Esse conhecimento será destinado a estudantes de Enfermagem, enfermeiros e técnicos de Enfermagem que atuam em unidades de emergência, unidades de cuidados semi-intensivos e unidades de terapia intensiva.

Coordenação: prof.ª M.ª Tássia Nery Faustino – Mestra em Enfermagem

• Período: 26/10 a 16/12/2020
  • Local: Plataforma Virtual de Aprendizagem Bahiana
  • Metodologia: Encontros telepresenciais, ao vivo, semanalmente às segundas e quartas. As aulas terão duração de 01 hora e 30 minutos. Posteriormente, serão disponibilizados 30 minutos para o esclarecimento de dúvidas. As aulas serão gravadas, com acesso permitido aos inscritos por até 30 dias após a finalização do curso.
  • Horário: das 20h às 22h.
  • Período de inscrições: de 25/08 a 20/10/2020.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Considerações gerais sobre a Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico. Enfermagem de Práticas Avançadas.
  • Drogas vasoativas e principais dispositivos utilizados pelo paciente crítico.
  • Monitorização hemodinâmica não invasiva e invasiva.
  • Interpretação básica do eletrocardiograma. Assistência de Enfermagem ao Paciente com Arritmias.
  • Sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular.
  • Ventilação mecânica: indicações e parâmetros ventilatórios.
  • Assistência de Enfermagem ao paciente em suporte ventilatório invasivo e não invasivo.
  • Assistência de Enfermagem ao paciente em choque.
  • Assistência de Enfermagem ao paciente com sepse e choque séptico.
  • Assistência de Enfermagem ao paciente com síndrome coronariana aguda.
  • Assistência de Enfermagem ao paciente com doença cerebrovascular.
  • Abordagem dos distúrbios acidobásicos e hidroeletrolíticos.
  • Assistência de Enfermagem ao paciente com distúrbios renais. Métodos dialíticos.
  • Assistência de Enfermagem ao paciente crítico cirúrgico.
  • Reanimação cardiopulmonar.
Nota: Será disponibilizado material didático (slides e material de apoio) para os inscritos.

• Carga horária: 30 horas.
  • Para emissão do certificado, 75% da carga-horaria do curso.
  • Público-alvo: profissionais e estudantes de enfermagem.
CATEGORIA DE INSCRIÇÃO INVESTIMENTO
Estudantes de nível técnico, de graduação e técnicos de Enfermagem R$ 120,00
Enfermeiros R$ 150,00
    • On-line: disponível para pagamento da taxa de inscrição em cartão de crédito (Hiper, Visa, Master, Elo e American Express).
  • Horários e locais de atendimento:
    • Pró-Reitoria de Extensão – WhatsApp: de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h – WhatsApp: (71) 99379-2444.

• Em função de imprevistos ou feriados, poderá haver alteração ou cancelamento das datas divulgadas. Nesses casos, a comunicação será feita por meio de e-mail ou aplicativos de mensagens.
    • PRAZO RESTITUIÇÃO
  • Para solicitar o cancelamento da inscrição, é necessário realizar requerimento via e-mail para a Extensão. Para a devolução integral do valor da inscrição, o requerimento deve ser efetuado em até 7 dias após a efetivação do pedido. Posteriormente a esse prazo, haverá devolução de até 50% do recurso, conforme tabela acima. Para mais  informações sobre como cancelar sua inscrição, ligue: 71 99379-2444.
  • Certificado Digital de participação/conclusão  será emitido com base nas informações cadastrais e enviado por e-mail. Caso o participante solicite a alteração no nome cadastrado no certificado, será cobrada uma taxa de 2.ª via de certificação.
  • Para casos não previstos nesta orientação ou dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de atendimento no whatsApp: (71) 99379 - 2444.
Campi Cabula - Pavilhão 2 - 1.ª Andar
WhatsApp: (71) 99379 - 2444