Bem-vindo! Faça seu login ou cadastre-se.

Aperfeiçoamento Multiprofissional em Luto - Turma 1 - Segundo semestre

Aperfeiçoamento Multiprofissional em Luto - Turma 1 - Segundo semestre
:
R$ 100,00
* O Valor acima corresponde a primeira mensalidade do curso, consulte abaixo o investimento integral.

Tema inédito no meio acadêmico baiano o curso de propõe a discutir as temáticas da morte e do luto de forma plural e interdisciplinar. Ausente desde o ensino fundamental à universidade, as temáticas da morte e do luto continuam em pleno século XXI tema interdito em todas as instâncias da nossa sociedade. Colin Parkes nos ensina que o luto é o preço que pagamos por amar. `` A melhor maneira que temos de lidar com esse assunto é nos capacitando, entendendo os tabus e medos que o cercam, criando estratégias de enfrentamento e ferramentas para lidar na nossa vida diária e profissional.

Coordenação: Professor Dr. Franklin Santana Santos 

Registre aqui seu interesse para a próxima turma: Clique aqui.

Nota: Seguindo orientações do Ministério da Saúde e do Comitê COVID-19 da Bahiana, bem como de acordo com os Decretos Municipal e Estadual sobre medidas de combate ao coronavírus, informamos que está atividade foi transferida para o próximo semestre. Em breve informaremos o novo calendário.
Para maiores informações ou esclarecimentos entre em contato através do e-mail, extensao@bahiana.edu.br
Att,
Pró-Reitoria de Extensão


INFORMAÇÕES GERAIS
  • Período: em breve
  • Periodicidade: mensal
  • Local: Unidade Acadêmica Brotas
  • Vagas: 60
  • Horário: sexta-feira, das 14h00 ás 22h00 I sábado, 8h30 ás 17h30
  • Período de inscrições: em breve
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 
MÓDULOS TEMÁTICA DESENVOLVIDA
I
  • Tanatologia
  • Educação para a vida e para a morte
  • Perspectivas histórico culturais da morte e do luto
  • O terapeuta lidando com a própria finitude
  • A morte como fator de crescimento humano 
II
  • Teoria do apego: formação e rompimento de vínculos afetivos 
III
  • Conceito, Teorias e Modelos de Luto ( Freud, Klein, Worden, Parkes, Bowlby, Stroebe etc)
  • O Processo do Luto
  • Luto e Saúde Física (Riscos e Impactos na Saúde Humana)
  • Luto e Saúde Mental (Diferenciação com quadros depressivos e transtornos psiquiátricos, DSM V) 
IV
  • Tipos de Luto (Antecipatório, Suicídio, Traumático, Parental, Complicado, Ambíguo, Não reconhecido) 
V
  • Intervenções psicoterápicas com enlutados
VI
  • Intervenção em Emergências e Desastres 
VII
  • Luto Infantil e em Adolescentes 
VIII
  • Luto e Religiões
  • Sofrimento Espiritual e Existencial e o Luto
  • Espiritualidade como fator de resiliência ao luto
  • Resignificação -Novos horizontes 
IX
  • Luto e Especificidades
  • Luto na Escola
  • Bioética, DAV e Mídias Sociais
  • Cuidados Paliativos
  

 
METODOLOGIA 
  • Aulas expositivas, discussão de artigos e livros, exercícios simulados, filmes com discussão, músicas, poesias.

CERTIFICAÇÃO
  • Certificação Digital Bahiana 
  • Carga Horária: 144 horas
  • Frequência mínima para conclusão: 75% 

PRÉ-REQUISITOS
  • Público-alvo: estudantes e profissionais da educação, saúde, humanas e sociais, professor de escola do ensino fundamental e médio.
  • Documentação necessários para matrícula:
    • Identidade e CPF;
    • Carteira do conselho profissional, crachá profissional, diploma ou certificado de conclusão, se profissional;
    • Histórico escolar ou comprovante de matricula no semestre, se estudante de graduação.?
    • 1 foto 3X4, para Identidade Institucional.

INVESTIMENTO
 
CATEGORIA DE INSCRIÇÃO INVESTIMENTO OPÇÕES DE PARCELAMENTO
Estudante de IES* R$ 1.575,00 Primeira  mensalidade* de R$ 75,00 + 8 parcelas de R$ 187,50
Profissional de Saúde R$ 3.100,00 Primeira  mensalidade* de R$ 100,00 + 8 parcelas de R$ 375,00
Professor de ensino médio, fundamental ou educação infantil*
R$ 2.200,00
Primeira  mensalidade* de R$ 100,00 + 8 parcelas de R$ 262,00
*A primeira mensalidade deverá ser paga na Central de Inscrições para reserva da vaga no curso, as demais deverão ser pagas presencialmente.
*Necessário comprovar  da categoria. 
  • Formas de pagamento:
    • On-line: disponível para pagamento da taxa de inscrição em cartão de crédito (Hiper, Visa, Master, Elo e American Express).
    • Presencial: cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo, American Express) ou em espécie.
    • Parcelamento: 
      • Cartão: o valor do curso poderá ser parcelado em até 8 vezes, presencialmente em nossas unidades acadêmicas.
      • Cheque: o valor do curso poderá ser parcelado em até 8 vezes no cheque. Para essa modalidade de pagamento, ligue e agende o atendimento.
  • Horários e Locais de Atendimento:
  • Pró-Reitoria de Extensão - Cabula: de segunda á sexta-feira, das 8h00 ás 17h00 e aos sábados, das 8h ás 12h.
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
  • A sua inscrição será validada após confirmação do pagamento pela operadora do cartão crédito/débito.
  • A confirmação da inscrição será encaminhada para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição.
  • Em função de imprevistos ou feriados, poderá haver alteração ou cancelamento das datas divulgadas. Nesses casos, a comunicação será feita por meio de e-mail ou aplicativos de mensagens.
  • O inscrito deverá se apresentar no dia da atividade portando documento de identificação com foto.
  • Em caso de não formação de turma, haverá a devolução integral do investimento.
  • A inscrição poderá ser cancelada em até 07 (sete) dias da data da sua realização, com restituição integral dos valores pagos. Após esse período, a restituição ficará limitada aos seguintes percentuais: 
    • PRAZO RESTITUIÇÃO
      Em até 7 dias após compra na loja. 100%
      Até 30 dias antes da atividade.  80%
      Até 15 dias antes da atividade. 50%
      Após o dia da atividade. 0%
  • Para solicitar o cancelamento da inscrição, é necessário realizar requerimento via e-mail para a Extensão. Para a devolução integral do valor da inscrição, o requerimento deve ser efetuado em até 7 dias após a efetivação do pedido. Posteriormente a esse prazo, haverá devolução de até 50% do recurso, conforme tabela acima. Para mais  informações sobre como cancelar sua inscrição, ligue: 71 3257 - 8214.
  • Certificado Digital de participação/conclusão  será emitido com base nas informações cadastrais e enviado por e-mail. Caso o participante solicite a alteração no nome cadastrado no certificado, será cobrada uma taxa de 2.ª via de certificação.
  • Em caso de atividades com opção de parcelamento, a entrega da documentação e matrícula deverão ser realizados antes do início das aulas. 
  • Para casos não previstos nesta orientação ou dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de atendimento: 71 3257 - 8214 I whatsApp: (71) 99379 - 2444.

CONTATO
Pró-Reitoria de Extensão
Campi Cabula - Pavilhão 2 - 1.ª Andar
Fone: (71) 3257 - 8214
WhatsApp: (71) 99379 - 2444
E-mail: extensao@bahiana.edu.br

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Av. Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-000
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936