Aperfeiçoamento em Tanatologia: educação para a vida e para a morte - Turma 2 - Segundo semestre

* O Valor acima corresponde a primeira mensalidade do curso, consulte abaixo o investimento integral.

Tema considerado árido pela maior parte da sociedade o Curso de Aperfeiçoamento em  Tanatologia:educação para a vida e para a morte,  discute a temática da morte e do morrer sob uma perspectiva plural e interdisciplinar através de perspectivas religiosas, filosóficas, científicas, pedagógicas e estéticas. Ausente desde o ensino fundamental à universidade, a temática da morte continua em pleno século XXI tema interdito em todas as instâncias da nossa sociedade. Como nos ensinou Phillipe Àries: ´´Não é fácil lidar com a morte, mas ela espera por todos nós... Deixar de pensar na morte não a retarda ou evita. Pensar na morte pode nos ajudar a aceitá-la e a perceber que ela é uma experiência tão importante e valiosa quanto qualquer outra. `` A melhor maneira que temos de lidar com esse assunto é nos capacitando, entendendo os tabus e medos que o cercam, criando estratégias de enfrentamento e ferramentas para lidar na nossa vida diária e profissional. Participe!

Coordenação: Professor Dr. Franklin Santana Santos

Registre aqui seu interesse para a próxima turma: Clique aqui.

Nota: Seguindo orientações do Ministério da Saúde e do Comitê COVID-19 da Bahiana, bem como de acordo com os Decretos Municipal e Estadual sobre medidas de combate ao coronavírus, informamos que está atividade foi transferida para o próximo semestre. Em breve informaremos o novo calendário.
Para maiores informações ou esclarecimentos entre em contato através do e-mail, extensao@bahiana.edu.br
Att,

• Data de Inicio: em breve
  • Periodicidade: mensal
  • Local: Unidade Acadêmica Brotas
  • Vagas: 60
  • Horário: 08h00 ás 17h30
  • Período de inscrições: em breve

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO  TEMÁTICA DESENVOLVIDA
  • Perspectivas histórico-culturais da morte
  • Atitudes Religiosas
  • Visão da Morte através das religiões
  • Atitudes Filosóficas
  • Visão da morte na Filosofia de Sócrates aos Pós-Modernos
IV
  • Atitudes Científicas
  • A Morte na perspectivas de várias ciências(sociologia, antropologia, medicina, direito, EQM etc)
  • Atitudes Estéticas
  • A Morte na Literatura, Cinema, Música, Teatro, Arquitetura...)
VI
  • Atitudes Pedagógicas
  • A Morte na sala de aula do ensino fundamental à universidade
VII
  • Luto -Teoria, Clínica e Abordagem Terapêutica
VIII
  • A Criança Diante da Morte
  • Construção do conceito, instrumentos de abordagem, luto infantil
IX
  • A morte na Prática Clínica
  • Cuidados Paliativos - Conceito, filosofia e abordagens

METODOLOGIA
  • Aulas expositivas, discussão de artigos e livros, exercícios simulados, filmes com discussão, músicas, poesias.

• Carga Horária: 72horas
  • Frequência mínima para conclusão: 75%

• Público-alvo: livre
  • Documentação necessária: documentação de identificação com foto para acesso no dia da atividade.

CATEGORIA DE INSCRIÇÃO INVESTIMENTO  OPÇÕES DE PARCELAMENTO
Estudantes

Primeira  mensalidade* de R$ 125,00 + 6 parcelas de R$ 166,66
Profissionais

Primeira  mensalidade* de R$ 250,00 + 6 parcelas de R$ 400,00
    • On-line: disponível para pagamento da taxa de inscrição em cartão de crédito (Hiper, Visa, Master, Elo e American Express).
    • Presencial: cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo, American Express) ou em espécie.
    • Parcelamento:
      • Cartão: o valor do curso poderá ser parcelado em até 6 vezes, presencialmente em nossas unidades acadêmicas.
      • Cheque: consulte disponibilidade ligando 3257-8214.
  • Horários e Locais de Atendimento:
  • Pró-Reitoria de Extensão - Cabula: de segunda á sexta-feira, das 8h00 ás 17h00 e aos sábados, das 8h ás 12h.

• Em função de imprevistos ou feriados, poderá haver alteração ou cancelamento das datas divulgadas. Nesses casos, a comunicação será feita por meio de e-mail ou aplicativos de mensagens.
  • O inscrito deverá se apresentar no dia da atividade portando documento de identificação com foto.
    • PRAZO RESTITUIÇÃO
  • Para solicitar o cancelamento da inscrição, é necessário realizar requerimento via e-mail para a Extensão. Para a devolução integral do valor da inscrição, o requerimento deve ser efetuado em até 7 dias após a efetivação do pedido. Posteriormente a esse prazo, haverá devolução de até 50% do recurso, conforme tabela acima. Para mais  informações sobre como cancelar sua inscrição, ligue: 71 3257 - 8214.
  • Certificado Digital de participação/conclusão  será emitido com base nas informações cadastrais e enviado por e-mail. Caso o participante solicite a alteração no nome cadastrado no certificado, será cobrada uma taxa de 2.ª via de certificação.
  • Em caso de atividades com opção de parcelamento, a entrega da documentação e matrícula deverão ser realizados antes do início das aulas.
  • Para casos não previstos nesta orientação ou dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de atendimento: 71 3257 - 8214 I whatsApp: (71) 99379 - 2444.

Campi Cabula - Pavilhão 2 - 1.ª Andar
Fone: (71) 3257 - 8214