Mitologia Comparada na Psicologia Analítica

24 parcelas de R$500,00

Bem-vindo(a) à Central de Inscrições da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. No momento em que você escolhe um de nossos cursos de especialização, passa a fazer parte de uma escola cujo compromisso maior é com a qualidade de sua formação e com sua satisfação pelos serviços oferecidos. Ao optar pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que acabou de ser recredenciada pelo Ministério da Educação com o Conceito Institucional 5, nota máxima na escala de avaliação, você estará entre os 2,58 % das instituições de ensino do país que podem se orgulhar disto.

Objetivo:
Propiciar um estudo das diversas mitologias, a partir de temas específicos e importantes da psique, tendo como âncora epistemológica o pensamento junguiano.

Conteúdo Programático:
1. INTRODUÇÃO À MITOLOGIA COMPARADA
Mito, Mitologema, Mitema, Rito e Religião. Mitologia e Arquétipo. A arte de ouvir e contar histórias. Mitologia e a sua relação com a origem e o sentido da existência. Mitos de criação e o desenvolvimento da consciência. A jornada do herói e da heroina em diferentes mitologias. Atualização de mitos no mundo contemporâneo. Histórias de vida e mitologia pessoal.

2. MITOS RELACIONAIS
Conflitos relacionais a partir dos mitos relacionados a Androginia,  Maternidade, Paternidade, Amor, Casamento, Sexualidade, Ciúme e Inveja. A traição e suas marcas. A saudade, A ambição e o poder. Os Predadores e presas. A importância dos mitos na compreensão dessas vivências e da importância das divindades envolvidas enquanto expressões de realidades arquetípicas.

3. MITOS DA MATURIDADE
A religiosidade e a fé. O Trabalho, a justiça e a ética. Os caminhos e seus atalhos. Os mergulhos na alma, a tristeza e a dor. O envelhecimento. A morte e seus equivalentes. A importância da compreensão dessas vivências no processo e na busca do sentido e significado da existência.

4.TÓPICOS ESPECIAIS EM MITOLOGIA
Seminários e discussões grupais. Pesquisa e projeto de pesquisa em mitologia/psicologia analítica. Conceitos básicos de metodologia científica. Subsídios para a elaboração de uma monografia. Produção de trabalho monográfico, e em concordância com as normas técnicas da ABNT e do IJBA/Escola Bahiana de Medicina.

Coordenador: Ermelinda Ganem Fernandes
                       Ana Suely Vieira

Público Alvo: Profissionais graduados em qualquer área.

Carga Horária Total: 360 horas

Duração Provável: 24 meses

Aulas Mensais:
Sexta 19 às 22 e sábado 8:30 às 12:30 e 14 às 18h

Local das Aulas: Instituto Junguiano

INÍCIO DO CURSO: 03/04/2020

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 23/01 até 15/03/2020  (Este período poderá ser encerrado antes do prazo estabelecido, caso todas as vagas disponibilizadas para o curso estejam preenchidas)

MATRÍCULA: 24 e 25/03/2020

VAGAS: 50

INVESTIMENTO:
Valor do curso: 24 parcelas de R$500,00
Renovação de matrícula semestral com pagamento parcelado em cartão de crédito ou cheque pré-datado.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Sua matrícula será realizada em 2 fases:

1. A 1.ª fase será efetivada após o preenchimento do formulário on line, bem como a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, o qual poderá ser realizado por meio de boleto bancário ou de cartão de crédito;

2. Caso a turma deste curso não seja fechada, por não atingir o número mínimo de estudantes, você receberá a devolução de 100% de seu investimento. O curso só será iniciado após a formação de turma.

2.ª Fase de matrícula (presencial)

1.  Sua matrícula presencial será realizada no prazo divulgado, apenas na Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão na Unidade Acadêmica de Brotas – Av. D. João VI, nº 275. Brotas - Fone: (71) 3276-8265. E-mail: posgrad2@bahiana.edu.br, de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h00 min.

2. Para realização desta fase matrícula, você deverá apresentar os seguintes documentos (original e fotocópia):
Diploma de conclusão da graduação
Cédula de identidade
1 foto 3x4 colorida
Currículo resumido
Comprovante de residência
Ficha de Inscrição preenchida; Clique aqui para gerar o documento
Contrato preenchido; Clique aqui para gerar o documento
Termo de Adesão preenchido; Clique aqui para gerar o documento

3. Você também fará, neste momento, o pagamento das outras 5 mensalidades restantes e assinará seu contrato. O pagamento poderá ser efetivado em cartão de débito, em cartão de crédito em até 5 vezes, em até 5 cheques pré-datados ou à vista, em dinheiro, com 3% de desconto.

4. O não atendimento a qualquer um desses itens anulará a matricula automaticamente.

5. Lembre-se que as atividades letivas na BAHIANA são semestrais e existe a necessidade de renovação de matrícula a cada semestre do curso.

6. Se você é ex-aluno ou professor da BAHIANA, antes de iniciar sua matrícula on-line, faça contato com Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão no telefone (71) 3276-8265.

7. Para casos não previstos nesta orientação ou problemas para realizar sua inscrição, entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, na Unidade Acadêmica Brotas – Av. D. João VI, nº 275, Brotas. Fone: (71) 3276-8265. E-mail: inscricoes@bahiana.edu.br.

INFORMAÇÕES:
Instituto Junguiano da Bahia