Curso de Extensão em Saúde da População Negra (2ª Edição)

INSCRIÇÃO ON-LINE ENCERRADA. REALIZE A SUA INSCRIÇÃO PRESENCIALMENTE NA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ATÉ O DIA 25/10.

O curso de extensão em Saúde da População Negra da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública surge da necessidade de avançarmos em modelos de saúde que valorizem a equidade e que estejam fundamentados em políticas de promoção da igualdade racial e de gênero. O curso pretende introduzir os principais conceitos, problemas, agravos mais prevalentes, estudos e pesquisas nessa temática, sendo esse um campo de estudo extremamente importante na Bahia, no Brasil, e no mundo.Participe!

Coordenação:
  • Prof.ª Dra. Emanuelle Freitas Góes – Doutora em Saúde Coletiva
  • Prof.ª Dra. Denize de Almeda Ribeiro – Doutora em Saúde Coletiva

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO
  • Data: 26/10, 09/11, 23/11 e 30/11/2019
  • Período de inscrições: 30/09 a 20/10/2019
  • Carga horária: 40 horas
  • Local: Campus Cabula
  • Vagas: 40
  • Horário: Sábados: 8h às 17h
  • Aulas expositivas e interativas
  • Metodologia diferenciada
  • Instituição reconhecida e referência na área de saúde
PROGRAMAÇÃO DO CURSO

• Racismo e seus impactos na saúde
  • Agravos mais prevalentes na população negra
  • Análise dos determinantes sociais na saúde
  • Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN)
  • Análise de indicadores para acompanhamento e avaliação da PNSIPN
  • Segurança Alimentar e Nutricional e a Saúde da População Negra
Módulo II:
  • População Negra e suas interseccionalidades – Impactos do Racismo na Infância
  • Saúde das Mulheres Negras
  • Sexualidade e a Saúde da População LGBTQ Negra
  • Medicina Tradicional Africana e Saúde
  • Juventude negra
  • Saúde do homem negro
  • Genocídio Negro, Saúde Mental, população de rua e pessoas privadas de liberdade

• Público-alvo: estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de saúde.
  • Documentação necessária:
    • RG
    • CPF
    • Comprovante de Residência
    • Carteira do conselho profissional, crachá profissional, diploma ou certificado de conclusão, se profissional;
    • Comprovante de matrícula do semestre vigente, se estudante.
CATEGORIA  VALOR DO CURSO
Estudante R$ 200,00
Profissional R$ 250,00
    • On-line: disponível apenas para pagamento da taxa de inscrição em cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo e American Express).
    • Presencial: cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo, American Express) ou em dinheiro, na Pró-Reitoria de Extensão do Campus Brotas ou Cabula, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
    • Parcelamento no cartão: o valor do curso poderá ser parcelado em até 2 vezes, presencialmente, na Pró-Reitoria de Extensão da Escola Bahiana do Campus Brotas ou Cabula;
    • Parcelamento no cheque: não está disponível para essa atividade.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

• A inscrição será validada depois da confirmação de pagamento pela operadora do cartão crédito/débito.
  • Em função de imprevistos ou feriados, poderá haver alteração das datas divulgadas.
  • O inscrito deverá apresentar, no dia da atividade, seu documento de identificação com foto.
  • Em caso de cancelamento, o inscrito também será informado por e-mail.
  • Em caso de não formação de turma, você receberá a devolução integral do seu investimento.
  • Para a solicitação de cancelamento da inscrição, é necessário realizar requerimento presencial na Pró-Reitoria de Extensão do Campus Brotas ou Cabula. Para a devolução integral do valor da inscrição, o requerimento deve ser efetuado em até 72 horas antes da atividade. Posteriormente a esse prazo, não haverá devolução do recurso.
  • O certificado de participação será emitido com base nas informações cadastrais e enviado por e-mail. Caso o participante solicite a alteração no nome cadastrado no certificado, será cobrada uma taxa de 2ª via de certificação impressa.
  • Em caso de atividades com opção de parcelamento ou aperfeiçoamentos, a entrega da documentação e o pagamento das parcelas restantes deverão ser realizados até a data de início das aulas.
  • Para casos não previstos nesta orientação ou problemas para realizar a sua inscrição, entre em contato com a Pró-Reitoria de Extensão, no Campus Cabula – Av. Silveira Martins, 3386, Cabula. Fone: (71) 3257-8214. E-mail: extensao@bahiana.edu.br.
Rua Silveira Martins, 3386