Aperfeiçoamento em Psicopatologia e Estruturas Clínicas 2019.1

Valor da inscrição + 7 parcelas de R$ 180,00 discente bahiana ou 7 parcelas de R$ 200,00 para discente graduação externo e ex-aluno bahiana ou 7 parcelas de R$ 250,00 para profissionais.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, abre a terceira turma do Curso de Aperfeiçoamento em Psicopatologia e Estruturas Clínicas. É grande a demanda dos alunos de Psicologia e demais disciplinas de saúde, da Bahiana e de outras instituições, para um aprofundamento da Psicopatologia como suporte clínico-teórico para compreensão das estruturas psíquicas, bem como para subsidiar a compreensão crítica e os manejos dos DCMs e do CID em doenças mentais e transtornos do comportamento. O Curso de Psicopatologia propõe um passeio pela história da constituição desse campo de conhecimento, apresentando os principais referenciais teóricos que orientam essa ciência e a introdução de conceitos e noções básicas das principais manifestações psicopatológicas, a fim de auxiliar o estudante e o profissional a identificar, no exercício de seu ofício, uma leitura do pathos.

Coordenação: Prof.ª Andréa Tenório Diniz Gonçalves - Mestra em Psicologia (UFBA)

INSCRIÇÃO ENCERRADA: REGISTRE SEU INTERESSE PARA PRÓXIMA TURMA

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO:
  • Corpo docente: em breve
  • Período do curso: em breve
  • Período de inscrições: em breve
  • Carga horária: 64 horas (8 horas cada módulo)
  • Frequência do curso: quinzenal, aos sábados
  • Local: Unidade Acadêmica Brotas
  • Vagas: 30
  • Horário: das 8h às 18h

METODOLOGIA:
  • Aulas expositivas
  • Dinâmicas de grupo
  • Discussão de Videos
PROGRAMA DO CURSO:

Clique aqui  e confira a programação detalhada.

Módulo I: Psicanálise e Psicopatologia; Sujeito do ICS; Constituição psíquica: real, simbólico e imaginário; Conceito de estrutura
Módulo II: Normal X Patológico; Os CIDs e os DSMs: classificação e diagnóstico, uma análise crítica
Módulo III: Anorexia e Bulimia
Módulo IV: Psicoses e Perversão e Depressão: abordagem psiquiátrica
Módulo V: Toxicomanias.
Módulo VI: Neuroses.
Módulo VII: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Módulo VIII: Depressão e Mania e Psicoses e Perversões: abordagem psicanalítica

• Público-alvo: estudantes e profissionais da área de Saúde
  • Documentação:
    • Carteira de Identidade
    • CPF
    • Comprovante de Residência
    • Histórico Escolar (se for estudante)
    • Carteira do Conselho (se for profissional)
    • Comprovante de pagamento da inscrição
* a entrega da documentação e o pagamento das parcelas restantes deverão ser realizados até a data de início das aulas.

INVESTIMENTO:

CATEGORIA PARCELADO TOTAL
discente bahiana graduação R$ 180,00 + 7 parcelas de R$ 180,00 R$ 1.440,00
discente de graduação externo e ex-aluno bahiana R$ 200,00 + 7 parcelas de R$ 200,00  R$ 1.600,00
Profissionais  R$ 250,00 + 7 parcelas de R$ 250,00  R$ 2.000,00
Módulo (I, II, III, IV, V, VI, VII ou VIII)    R$ 250,00
  • Formas de Pagamentos:
    • online: Disponível o pagamento da inscrição no valor de R$ 180,00/R$ 200,00/R$ 250,00 em cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo e American Express)
    • presencial: cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo, American Express), na Secretaria de Pós-Graduação Brotas/Cabula. O pagamento em dinheiro estará disponível apenas na Unidade Acadêmica Brotas, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 16h00.
    • parcelamento: Após realizar sua inscrição on line, compareça presencialmente a Secretaria de Pós-graduação da Escola Bahiana e realize o parcelamento do valor restante em até 6 parcelas no cartão de credito.
    • cheque: Após realizar sua inscrição on line, compareça presencialmente a Secretaria de Pós-graduação da Escola Bahiana e realize o parcelamento do valor restante em até 7 parcelas no cheque (recebimento em cheque apenas no Campus Brotas).
* Desconto de 12% para inscrição por módulo ou curso completo para grupos de 5 pessoas. É necessário que todos os cinco interessados realizem a inscrição/matricula presenciais na Secretaria de Pós-graduação Brotas ou Cabula.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
  • A inscrição será validada após confirmação de pagamento pela operadora do cartão crédito/débito.
  • Em função de imprevistos ou feriados, poderá haver alteração das datas divulgadas.
  • O inscrito deverá apresentar no dia da atividade, documento de identificação com foto.
  • Em caso de cancelamento, o inscrito também será informado por e-mail.
  • Em caso de não formação de turma, você receberá a devolução integral do seu investimento.
  • Para solicitação de cancelamento da inscrição, é necessário realizar requerimento presencial na Secretaria de Pós-Graduação do Campus Brotas ou Cabula. Para a devolução integral do valor da inscrição, o requerimento deve ser efetuado em até 72h antes da atividade. Posterior a este prazo, não haverá devolução do recurso.
  • O certificado de participação será emitido com base nas informações cadastrais e enviado por e-mail. Caso o participante solicite a alteração no nome cadastrado no certificado, será cobrada uma taxa de 2ª via de certificação impressa.
  • Em caso de atividades com opção de parcelamento ou aperfeiçoamentos, a entrega da documentação e o pagamento das parcelas restantes deverão ser realizados até a data de início das aulas.
  • Para casos não previstos nesta orientação ou problemas para realizar a sua inscrição, entre em contato com a Pró-Reitoria de Extensão, no Campus Cabula – Av. Silveira Martins, 3386, Cabula. Fone: (71) 3257-8214. E-mail: extensao@bahiana.edu.br.
Rua Silveira Martins, 3386