Aperfeiçoamento em Prevenção do Suicídio 2019.1

Valor da Inscrição + 2 parcelas de R$ 250,00 (Curso Completo) ou R$ 200,00 a inscrição em cada módulo.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, promove o curso de Aperfeiçoamento em Prevenção do Suicídio. O curso que tem como objetivo proporcionar um espaço de sensibilização, desconstrução de mitos, trocas de vivência e abordagens críticas sobre o suicídio, por meio de três eixos: saúde pública, educação e clínica.

Coordenação: Prof.ª Mas. Luana Lima – psicóloga; Bacharel Interdisciplinar em Humanidades (UFBA); Doutoranda em Bioética (UnB).

INSCRIÇÃO ENCERRADA: REGISTRE SEU INTERESSE PARA PRÓXIMA TURMA

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO:
  • Corpo docente: Clique aqui e confira
  • Período do curso: em breve
  • Período de inscrições: em breve
  • Carga horária: 96 horas
  • Local: Campus Cabula – Auditório III
  • Vagas: 80
  • Horário: das 8h às 17h30h
PROGRAMA DO CURSO: Módulo I: Prevenção do Suicídio e Saúde Pública
  • Suicídio, Bioética e Saúde Pública: o estigma e suas repercussões na qualidade do atendimento às pessoas que tentaram suicídio
  • Cuidado às Pessoas com Comportamento Suicida na Rede de Atenção Psicossocial
  • Violência Doméstica em Mulheres que Tentaram Suicídio
  • A terapia ocupacional como instrumento à prevenção
  • Experiência do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS/CIAVE)
  • Efeito do Programa Bolsa Família na redução das taxas de suicídio e de hospitalização de suicídio nos municípios brasileiros
Módulo II: Clínica do Suicídio
  • Manejo do Comportamento Suicida
  • Tentativa e risco de suicídio no contexto hospitalar
  • Suicídio na adolescência
  • Escarificação
  • Psicodiagnósticos e clínica psiquiátrica
  • Psicofarmacologia das depressões e suicídio
 Módulo III: Juventude, Saúde Mental e Instituições de Educação
  • Suicídio na infância?
  • Sofrimento emocional mediado pelos espaços digitais
  • Educadores e pedagogos como agentes de cuidado à saúde mental
  • Suicídio e as realidades universitárias: saúde mental, medicalização e ações estratégias
  • 13 Reasons Why
  • Suicídio, cinema e contemporaneidade
Módulo IV: Interdisciplinar
  • Abordagem Técnica às Tentativas de Suicídio por Policias e Bombeiros
  • Luto por suicídio/ Posvenção
  • Direitos Humanos e Necropolítica
  • Suicídio na População Negra
PRÉ-REQUISITOS:
  • Público-alvo: profissionais e estudantes de saúde, educação e interessados.
  • Documentação:
    • Carteira de Identidade
    • CPF
    • Comprovante de Residência
    • Histórico Escolar (se for estudante)
    • Carteira do Conselho (se for profissional)
    • Comprovante de pagamento da inscrição
* a entrega da documentação e o pagamento das parcelas restantes deverão ser realizados até a data de início das aulas.

INVESTIMENTO:

Curso Completo (4 módulos) R$ 200,00 + 2 parcelas de R$ 250,00
Módulo (1, 2, 3 ou 4) R$ 200,00
  • Forma de Pagamento:
    • online: cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo e American Express)
    • presencial: cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo, American Express), na Secretaria de Pós-Graduação Brotas/Cabula. O pagamento em dinheiro estará disponível apenas na Unidade Acadêmica Brotas, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 16h00.
    • parcelamento: Após realizar sua inscrição on line, compareça presencialmente a Secretaria de Pós-graduação da Escola Bahiana e realize o parcelamento do valor restante em 2 parcelas de R$ 250,00.
    • cheque: não está disponível para essa atividade.
Se você deseja cursar apenas 1 módulo do programa, realize a inscrição online e encaminhe para o e-mail extensao@bahiana.edu.br o nome do módulo escolhido.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
  • A inscrição será validada após confirmação de pagamento pela operadora do cartão crédito/débito.
  • Em função de imprevistos ou feriados, poderá haver alteração das datas divulgadas.
  • O inscrito deverá apresentar no dia da atividade, documento de identificação com foto.
  • Em caso de cancelamento, o inscrito também será informado por e-mail.
  • Em caso de não formação de turma, você receberá a devolução integral do seu investimento.
  • Para solicitação de cancelamento da inscrição, é necessário realizar requerimento presencial na Secretaria de Pós-Graduação do Campus Brotas ou Cabula. Para a devolução integral do valor da inscrição, o requerimento deve ser efetuado em até 72h antes da atividade. Posterior a este prazo, não haverá devolução do recurso.
  • O certificado de participação será emitido com base nas informações cadastrais e enviado por e-mail. Caso o participante solicite a alteração no nome cadastrado no certificado, será cobrada uma taxa de 2ª via de certificação impressa.
  • Em caso de atividades com opção de parcelamento ou aperfeiçoamentos, a entrega da documentação e o pagamento das parcelas restantes deverão ser realizados até a data de início das aulas.
  • Para casos não previstos nesta orientação ou problemas para realizar a sua inscrição, entre em contato com a Pró-Reitoria de Extensão, no Campus Cabula – Av. Silveira Martins, 3386, Cabula. Fone: (71) 3257-8214. E-mail: extensao@bahiana.edu.br.
Rua Silveira Martins, 3386 – Cabula