Saúde da População Negra 2019.1

O curso de extensão em Saúde da População Negra da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública surge da necessidade de avançarmos em modelos de saúde que valorizem a equidade e que estejam fundamentados em políticas de promoção da igualdade racial e de gênero. O curso pretende introduzir os principais conceitos, problemas, agravos mais prevalentes, estudos e pesquisas nessa temática, sendo esse um campo de estudo extremamente importante na Bahia, no Brasil, e no mundo. Participe!

Coordenação: prof.ª Dra. Emanuelle Freitas Góes – Doutora em Saúde Coletiva

Ministrante: prof.ª Dra. Denize de Almeda Ribeiro – Doutora em Saúde Coletiva

INSCRIÇÃO ENCERRADA: REGISTRE SEU INTERESSE PARA PRÓXIMA TURMA

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO:
  • Corpo docente: prof.ª Dra. Denize de Almeda Ribeiro – Doutora em Saúde Coletiva
  • Período do curso: 13 e 27/04; 04, 11 e 18/05/2019
  • Período de inscrições: de 19/10/2018 a 08/04/2019
  • Carga horária: 40 horas
  • Local: Campus Cabula
  • Vagas: 40
  • Horário: Sábados: 8h às 17h
METODOLOGIA:

DIFERENCIAIS:
  • Aulas expositivas e interativas
  • Metodologia diferenciada
  • Instituição reconhecida e referência na área de saúde
PROGRAMA:
  • Módulo I:
    • Racismo e seus impactos na saúde;
    • Agravos mais prevalentes na população negra;
    • Análise dos determinantes sociais na saúde;
    • Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN);
    • Análise de indicadores para acompanhamento e avaliação da PNSIPN;
    • Segurança Alimentar e Nutricional e a Saúde da População Negra.
  • Módulo II:
    • População Negra e suas interseccionalidades – Impactos do Racismo na Infância;
    • Saúde das Mulheres Negras;
    • Sexualidade e a Saúde da População LGBTQ Negra;
    • Medicina Tradicional Africana e Saúde;
    • Juventude negra;
    • Saúde do homem negro;
    • Genocídio Negro, Saúde Mental, população de rua e pessoas privadas de liberdade.
PRÉ-REQUISITOS:
  • Público-alvo: estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de saúde.
  • Documentação:
    • Estudante: Comprovante de matricula
    • Profissional: Carteira do Conselho ou crachá profissional
INVESTIMENTO:

CATEGORIA VALOR DO CURSO
Estudante  Inscrição R$ 200,00
Profissional  Inscrição R$ 250,00
  • Formas de Pagamentos:
    • online: Disponível o pagamento da inscrição no valor de R$ 200,00 / R$ 250,00 em cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo e American Express)
    • presencial: cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo, American Express), na Secretaria de Pós-Graduação Brotas/Cabula. O pagamento em dinheiro estará disponível apenas na Unidade Acadêmica Brotas, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 16h00.
    • parcelamento: O valor do curso poderá ser parcelado em 2X, nas inscrições presenciais na Secretária de Pós-graduação da Escola Bahiana, nas unidades Brotas ou Cabula.
    • cheque: não está disponível para essa atividade.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
  • A inscrição será validada após confirmação de pagamento pela operadora do cartão crédito/débito.
  • Em função de imprevistos ou feriados, poderá haver alteração das datas divulgadas.
  • O inscrito deverá apresentar no dia da atividade, documento de identificação com foto.
  • Em caso de cancelamento, o inscrito também será informado por e-mail.
  • Em caso de não formação de turma, você receberá a devolução integral do seu investimento.
  • Para solicitação de cancelamento da inscrição, é necessário realizar requerimento presencial na Secretaria de Pós-Graduação do Campus Brotas ou Cabula. Para a devolução integral do valor da inscrição, o requerimento deve ser efetuado em até 72h antes da atividade. Posterior a este prazo, não haverá devolução do recurso.
  • O certificado de participação será emitido com base nas informações cadastrais e enviado por e-mail. Caso o participante solicite a alteração no nome cadastrado no certificado, será cobrada uma taxa de 2ª via de certificação impressa.
  • Em caso de atividades com opção de parcelamento ou aperfeiçoamentos, a entrega da documentação e o pagamento das parcelas restantes deverão ser realizados até a data de início das aulas.
  • Para casos não previstos nesta orientação ou problemas para realizar a sua inscrição, entre em contato com a Pró-Reitoria de Extensão, no Campus Cabula – Av. Silveira Martins, 3386, Cabula. Fone: (71) 3257-8214. E-mail: extensao@bahiana.edu.br.
Rua Silveira Martins, 3386