Noções de Interpretação em ECG

O curso de Noções de Interpretação em ECG tem como objetivo aprimorar os conhecimentos básicos sobre as tecnologias em saúde, das principais arritmias e dos traçados eletrocardiográficos. Após esse curso, os participantes estarão aptos a identificar os tipos de choques hemodinâmicos e as principais arritmias, sendo capazes de compreendê-los e realizar a monitorização hemodinâmica do indivíduo com cardiopatia. No programa, também serão abordados os princípios de funcionamento e gerenciamento dos principais equipamentos da área da saúde e os exames de bioimagem cardiorrespiratórios. Participe!

Coordenação:
  • Professora Gilmara Ribeiro Santos Rodrigues – Doutora em Enfermagem
  • Professora Maria de Lourdes de Freitas Gomes – Mestre em Enfermagem
Público-alvo: estudantes de enfermagem e profissionais da área de saúde.

Carga horária: 20 horas por módulo

Vagas: 50

Datas do curso: Prorrogado

Horário: das 8h às 17h

Local: Campus Cabula

Investimento:
CATEGORIA VALORES
Estudantes R$ 198,00
Profissionais R$ 280,00
Nota: Para parcelar em até 2x a sua inscrição, compareça na Secretaria de Pós-graduação Brotas ou Cabula.

Período de Inscrições: de 12/07 a 12/08/2018

Conteúdo Programático:
  • Revisão da anatomia e fisiologia cardíaca.
  • Potencial de ação: despolarização e repolarização.
  • Eixo elétrico e vetores.
  • Ondas, segmentos e intervalos: limites da normalidade.
  • Cálculo da Frequência cardíaca.
  • Cálculo do eixo elétrico do QRS.
  • Sistema de condução cardíaca.
  • Mecanismos arritmogênicos das arritmias.
  • Fenômeno de reentrada.
  • Noções básicas dos ritmos: sinusais, supraventriculares, juncionais e ventriculares.
  • Distúrbios de condução atrioventricular: bloqueios do primeiro, segundo e terceiro grau (BAVT).
  • Distúrbios de condução intraventricular: bloqueio de ramo direito, bloqueio de ramo esquerdo.
  • Composição do aparelho para realização do ECG.
  • Técnica para realização do ECG.
  • Derivações precordiais e periféricas.
  • ECG e síndromes coronarianas: isquemia, lesão e infarto;
  • ECG e Pericardite aguda.
  • Crescimento de câmeras- Hipertrofia e dilatação.
  • Vias anômalas de condução: SWPW; S.L.G.L; S. Mahaim.
  • Distúrbios eletrolíticos e ECG.
  • Digitálicos e ECG.

Próximos Módulos a serem ofertados:
  • Introdução à Engenharia Clínica
  • Choque Circulatório e Monitorização Hemodinâmica
  • Bioimagem em Cardiologia

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
1. A inscrição será validada após confirmação de pagamento pela operadora do cartão crédito/débito.
2. A confirmação da inscrição será encaminhada através do e-mail cadastrado na ficha de inscrição.
3. Em função de imprevistos ou feriados, poderá haver alteração das datas divulgadas.
4. Em caso de cancelamento, também será informado por e-mail.
5. Em caso de cancelamento do curso, você receberá a devolução de 100% de seu investimento.
6. Em caso de solicitação de cancelamento, faz-se necessário, realizar requerimento presencial na Secretaria de Pós-graduação Brotas ou Cabula. Para devolução de 100% do investimento, este requerimento deve ser efetuado em até 72h antes do início do curso. Posterior a este prazo, não haverá devolução do recurso.
7. O certificado de participação será emitido com base nas informações cadastrais e enviado por e-mail, caso o participante solicite a alteração no nome cadastrado do certificado, será cobrado uma taxa de 2ª via de certificação impressa.
8. Para casos não previstos nesta orientação ou problemas para realizar sua inscrição, entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão, no Campus Cabula – Av. Silveira Martins, 3386, Cabula. Fone: (71) 3257-8206. E-mail: posgrad3@bahiana.edu.br.

Unidade Acadêmica Cabula
Rua Silveira Martins, 3386