Curso de Aperfeiçoamento em Psicopatologia e Estruturas Clínicas

Valor da inscrição

+ 7 parcelas

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, abre a segunda turma do Curso de Aperfeiçoamento em Psicopatologia e Estruturas Clínicas. É grande a demanda dos alunos de Psicologia e demais disciplinas de saúde, da Bahiana e de outras instituições, para um aprofundamento da Psicopatologia como suporte clínico-teórico para compreensão das estruturas psíquicas, bem como para subsidiar a compreensão crítica e os manejos dos DCMs e do CID em doenças mentais e transtornos do comportamento. O Curso de Psicopatologia propõe um passeio pela história da constituição desse campo de conhecimento, apresentando os principais referenciais teóricos que orientam essa ciência e a introdução de conceitos e noções básicas das principais manifestações psicopatológicas, a fim de auxiliar o estudante e o profissional a identificar, no exercício de seu ofício, uma leitura do pathos.

Coordenação: Prof.ª Andréa Tenório Diniz Gonçalves - Mestra em Psicologia (UFBA)

Público-alvo: estudantes e profissionais da área de Saúde

Carga-horária: 64 horas

Vagas: 30

Horário: das 8h às 18h

Datas do curso:
03/11; 24/11; 01/12; 15/12/2018 e 05/01/2019 (três datas pendentes).

Freqüência minima: 75%

Local: Campus Brotas

Investimento: Inscrição por módulo R$ 250,00

Formas de pagamento:
  • Campus Brotas: cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo, American Express e cheque).
  • Campus Cabula: cartão de crédito/débito (Hiper, Visa, Master, Elo e American Express).
Período de Inscrições: de acordo com os módulos.

Conteúdo Programático:
  • Módulo I: Psicanálise e Psicopatologia. Sujeito do ICS; constituição psíquica, real, simbólico e imaginário; conceito de estrutura.
    • Ministrante: Andréa Diniz
  • Módulo II: Normal X Patológico; Os CIDs e os DSMs: classificação e diagnóstico, uma análise crítica.
    • Ministrante: Isabella Queiroz
  • Módulo III: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
    • Ministrante: Andréa Diniz
  • Módulo IV: Psicoses e Perversão.
    • Ministrante: Leila Pinto
  • Módulo V: Toxicomanias.
    • Ministrante: Leila Pinto
  • Módulo VI: Neuroses.
    • Ministrante: Luiza Sarno
  • Módulo VII: Depressão e Mania.
    • Ministrante: Andréa Diniz e Lucas Alves
  • Módulo VIII: Anorexia e Bulimia.
    • Ministrante: Rogério Barros

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

1. A inscrição será validada após a confirmação de pagamento da 1ª parcela ou taxa de inscrição pela operadora do cartão crédito/débito.
2. A confirmação da inscrição será encaminhada através do e-mail cadastrado na ficha de inscrição.
3. Até o dia 01/11/18, o inscrito deverá apresentar os documentos abaixo relacionados e o pagamento das parcelas restantes:
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Histórico Escolar (se for estudante);
  • Carteira do Conselho (se for profissional);
  • Comprovante de pagamento da inscrição.
4. Caso a matrícula não seja realizada dentro do prazo divulgado, a sua inscrição será cancelada.
5. Em função de imprevistos ou feriados poderá haver alteração das datas divulgadas.
6. Em caso de cancelamento, também este fato será informado por e-mail.
7. Em caso de cancelamento, você receberá a devolução de 100% do seu investimento.
8. Em caso de solicitação de cancelamento, faz-se necessário realizar requerimento presencial na Secretaria de Pós-Graduação Brotas ou Cabula. Para devolução de 100% do investimento, esse requerimento deve ser efetuado em até 72h antes do curso. Posterior a esse prazo, não haverá devolução do recurso.
9. O certificado de participação será emitido com base nas informações cadastrais e enviado por e-mail, caso o participante solicite a alteração no nome cadastrado no certificado, será cobrada uma taxa de 2ª via de certificação impressa.
10. Para casos não previstos nesta orientação ou problemas para realizar sua inscrição, entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão, no Campus Cabula – Av. Silveira Martins, 3386, Cabula. Fone: (71) 3257-8206. E-mail: posgrad3@bahiana.edu.br.

Rua Silveira Martins, 3386
Fone: 71 3257-8214 / 8206